Economia e população do Japão

O Japão
Embora apresente pequena extensão territorial, o Japão se destaca pelo grande desenvolvimento econômico alcançado.
O Japão é um arquipélago de 378.000 km2, constituído por mais de 3 mil ilhas, das quais se destacam Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku.
As quatro ilhas principais são interligadas por pontes e túneis que permitem a perfeita integração do território.
Situado em uma área de intensa atividade geológica, o território japonês possui vários vulcões ativos e é sacudido periodicamente por terremotos de grande intensidade, o que tem provocado prejuízos materiais e perdas humanas.
Cerca de 80% do território japonês é constituído por um relevo montanhoso, ficando a população e as atividades econômicas concentradas nas estreitas planícies litorâneas.

População
Com uma população de aproximadamente 125 milhões de habitantes, segundo a ONU em 2000, o Japão é um dos países mais populosos do mundo.
A população japonesa é predominantemente urbana, concentrando-se em cidades como Tóquio, a capital do país, Yokohama, Osaka, Nagoya, Sapporo, Kyoto e Kobe.
Na faixa que se estende desde Tóquio até Kyoto, se encontra uma das maiores aglomerações urbanas do mundo, com mais de 70 milhões de habitantes.
Um aspecto importante da população japonesa verificado atualmente é a queda crescente na taxa de natalidade, apesar das campanhas governamentais de incentivo aos nascimentos.
A conseqüência do baixo crescimento vegetativo, associado à elevada expectativa de vida, é o envelhecimento da população.
Os principais impactos econômicos dessa situação são a carência de mão-de-obra e o aumento dos gastos sociais, principalmente com o pagamento de aposentadorias.
O patrimônio da “terceira idade” poderia dinamizar a economia do Japão; por isso, a indústria tem investido nessa camada da população: uma montadora de automóveis, por exemplo, oferece modelos que permitem o transporte de cadeiras de rodas e a maior fabricante de cosméticos do país vem elaborando produtos para mulheres com mais idade.
O desafio é mudar o hábito de poupar dos idosos.

Economia
Devido ao relevo montanhoso e à pequena extensão do seu território, o Japão tem poucas áreas agricultáveis.
Para superar essa limitação, os japoneses têm utilizado técnicas agrícolas modernas e recursos tecnológicos, obtendo alta produtividade com boa qualidade.
O principal produto agrícola do país é o arroz e a produção de chá, de algodão, de soja e de trigo também se destacam.
Apesar da elevada produção agrícola, o Japão não é auto-suficiente, necessitando recorrer à importação de alimentos para suprir as necessidades de sua população.
É na atividade industrial que está a força econômica do Japão. O país é um dos mais importantes produtores mundiais em quase todos os ramos industriais e consegue maior projeção nos seguintes setores:
– Siderúrgico: apesar de depender da importação de matérias-pri mas, pois é carente de recursos minerais, a produção japonesa de aço é elevada e está entre as maiores do mundo.
– Automobilístico: os automóveis japoneses têm excelente acei tação no mercado mundial, por apresentarem alta qualidade e bons preços.
– Construção naval: o Japão é o maior fabricante mundial de navios.
– Eletroeletrônico: o país está na vanguarda da tecnologia mundi al, sendo responsável pelo lançamento de novos produtos no mercado.
– Têxtil: destaca-se na produção de seda e fibras artificiais e sintéticas.
A maior parte das indústrias japonesas concentra-se no litoral, com destaque para a megalópole Tóquio-Kyoto. .
A expansão industrial exige novos espaços. Como as montanhas impedem a expansão para o interior, os japoneses construíram pôlderes, construções que avançam para o mar protegidas por diques, para a instalação de indústrias.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: